Search
  • Marisa Mendes

Sinergia

Vejamos o que acontece numa situação de negociação: Comunicação Defensiva, baseada num clima de desconfiança e baixa cooperação, onde a linguagem é formal e regida por regras legais - produz relações baseadas em Ganha/Perde ou Perde/Ganha; Comunicação Respeitosa, baseada no sentido de compromisso, honestidade e respeito mas não atinge a compreensão profunda - produz relações menores de Ganha/Ganha Comunicação Sinérgica, baseada num clima de alta confiança, forma-se uma mini cultura para criar satisfação e empreendimento criativo - produz soluções melhores do que as propostas originais.



A Sinergia é a terceira possibilidade, a parte mais transformadora, mais poderosa, unificadora e entusiasmante. Para chegar até ela, é necessário alcançar o princípio da cooperação criativa:

ser autentico e genuíno, respeitando as diferenças, experiências pessoais e dúvidas

deixar a zona de conforto individual e estar aberto a novas possibilidades

entrar no espírito cooperação, empatia criativa e de confiança mútua, produzindo novas descobertas e ensinamentos.


Imagina um exemplo comum - destino de férias: o Marido quer levar a família para um lago onde podem acampar e pescar, há um ano que planeia a viagem, já efectuou reservas e os filhos estão muito entusiasmados com a ideia; a Mulher quer usar as férias para visitar a mãe doente que vive a 400 km uma vez que não tem oportunidade de a ver com frequência e receia o seu falecimento.


Hipótese1 - Tiram férias em separado e provavelmente ambos se sentirão infelizes e culpados, e os filhos também ficarão tristes;

Hipótese2 - O marido cede de má vontade, acaba por tornar a semana péssima para todos;

Hipótese3 - A mulher cede mas fica ressentida e afasta-se pela preocupação do estado de saúde da mãe e em caso de falecimento, irá culpar o marido por não a ter visto.

Qualquer que seja a situação de compromisso que encontrem, pode ficar por muito tempo registada como um momento de insensibilidade, negligencia, tornando-se fonte de desentendimentos e levando à polarização da família. Contudo, se possuem uma elevada conta bancária emocional e se cultivam hábitos de interdependência eficaz e tem um elevado sentido de verdadeira compreensão mútua, acreditam numa terceira alternativa, uma solução que seja benéfica. É a busca pelo "caminho do meio", segundo Buda, mas neste caso num plano superior. Quando conversam, o marido sente profundamente a necessidade da mulher em estar com a mãe e a mulher compreende profundamente o desejo do marido em dar aos filhos esta oportunidade em família.

Hipótese4,5,6... - "talvez posso ficar com as responsabilidades da casa para tu ires antes das férias visitar a tua mãe, ou talvez possamos encontrar um local para pescar e acampar perto da casa da tua mãe ou..." etc. Em vez de haver uma transacção, há uma transformação da situação onde ambos conseguem o que pretendem e ao mesmo tempo melhoram a relação.


Com este exemplo é perceptível a valorização das diferenças como essência da Sinergia. Na valorização da diferença está subjacente a compreensão de como a diferença expande o conhecimento, amplia a consciência, contribui para a afirmação do outro, e desenvolve a capacidade analítica e criativa.

0 views
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

2020 ©  Copyrights Be Brave - Programa de Coaching & PNL

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now