Search
  • Marisa Mendes

Qual a diferença entre Amor Próprio e Egoísmo

Tanto o Egoísmo como o Amor Próprio se traduzem em priorizar as próprias necessidades. Então qual a diferença entre estes dois conceitos?


Egoísmo vem da junção da palavra Ego e do o sufixo –ismo, também do Latim –ismus, do Grego ismos, que em geral remete para ação. Temos então Egoísmo como a Ação do Ego. O Ego é um sistema mental que acumula memórias de dor emocional que servirão como gatilho para uma resposta emocional ao Medo com a intenção principal da nossa auto preservação. Funciona por isso como uma espécie de scan em que a cada nova situação, numa fração de breves segundos, vai avaliá-la numa escala de perigo e validá-la com os registos de memórias, traumas, crenças, assumindo-se como a voz da mente que se manifesta em pensamentos. Ou seja, o Ego conta-nos histórias acerca de um possível presente, e futuro, com base em registos passados. Então o Ego, reage (ação com emoção) a ameaças externas (na interpretação que faz acerca do que é uma ameaça) fazendo por minimizar danos. O foco está nas pessoas, situações, circunstâncias, portanto, em defender-se do exterior.


O Amor Próprio traduz-se no sentimento de auto amor. A sua fonte está no chakra cardíaco e nesse lugar de amor, ocorre o “sussurro”suave e com intensidade suficiente para ser sentido, que faz mover para a ação. O foco está na integridade do Ser aceitando conscientemente as consequências para os outros e/ou para o próprio, com gratidão e compaixão, numa perspectiva maior de continuidade evolutiva. Acima de tudo, Honrar o próprio Ser e respeitar Limites Pessoais.


Culturalmente, é comum sermos julgados e rotulados como Egoístas quando estamos a agir em Amor Próprio. Neste sentido, é notória a confusão que existe socialmente entre estes dois conceitos; também é comum o rótulo de Egoísta ser usado como forma de manipulação (levar com que o outro a faça algo em prol de alguém) através da culpa, fazendo que o outro se sinta culpado e incorrecto, mesmo que tenha agido em Amor Próprio. Quanto maior for a conexão a este Auto Amor, menor é a probabilidade de se deixar manipular por factores externos e pela perspectivas dos outros.



Recent Posts

See All