- Marisa Mendes
4 Passos para Transformar a Adversidade em Oportunidade

Ganhas uma nova consciência de ti e do mundo envolvente.
Empoderas-te.
Transcendes.
Se passaste por adversidades na vida, pode acontecer reviveres vezes sem conta, obcecadamente esse acontecimento (o que pode representar um trauma) ou podes ter “varrido” a memória para um lugar na tua mente, convicto que deixe e existir bem como a mágoa que lhe está associada. De uma forma ou de outra, estes mecanismos ocorrem porque associado a este acontecimento há uma sensação de perda (prejuízo ou dano), e consequentemente ocorre o sentimento de injustiça porque te sentes vítima da situação ou da pessoa que a provocou. Agarras-te a emoções de raiva, tristeza e mágoa, com elas sentimentos de vingança e retaliação, e até de ações nesse sentido na esperança de seres compensado por essa perda. O medo também entra bem na equação manifestando se em comportamentos obsessivos, agressivos e/ou de fuga, salvaguardando que jamais voltarás a passar por algo semelhante.
Mas o que talvez desconheças que vou agora revelar-te, é que inconscientemente, enquanto estiveres nesse lugar de vítima, injustiçada e magoada, ao longo da vida irás atrair pessoas e situações que vão continuamente fazer te sentir mais vítima, injustiça e mágoa. Falo particularmente na mágoa pois passada a raiva e tristeza duma primeira fase, com o tempo é o ressentimento que se destacará.
Então como sair daqui?
1 abrir a ferida, encarar a memória, lidar e sentir todas as emoções que estão presas, chorar, espernear, gritar… tudo cá para fora;
2 fortaleceres-te, cuidares de ti, amares-te, honrares-te, procurares apoio de quem te quer bem, racionalizar a situação percebendo qual é a parte da tua responsabilidade e qual é a parte que é responsabilidade do outro;
3 agir, falar com quem for preciso, expor, expressar o que sentiste se oportuno com o interveniente, sempre com baixa expectativa sobre uma responsabilização e/ou validação do que sentiste;
4 resignificares toda a situação, procurando o ganho, porque há sempre um ganho, pois tudo na vida é dual; o desafio está no gap temporal entre a consciência da perda (imediato) e do ganho (que começa a emergir numa fase mais final do processo de cura).
No final deste caminho irás ver com clareza que este ganho foi crucial e marcante para nascer uma nova versão de ti, mais sábia. Esta adversidade foi então uma oportunidade para chegares até aqui, com estes ganhos.
A partir daqui é só tornares consciente que qualquer adversidade é de facto uma oportunidade única de evolução que acontecerá mais adiante.